top of page

LIVRO: MEMÓRIAS DO COMITÊ GESTOR DE SALVAGUARDA DO FREVO

Livro organizado pela professora e pesquisadora Magdalena Almeida (Historiadora e Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco - UPE e Técnica da Fundação de Cultura Cidade do Recife). No Comitê gestor de Salvaguarda do Frevo representou a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife e a UPE, por meio do Núcleo da Diversidade e Identidades Sociais - NDIS.

A publicação está disponível para leitura nas principais bibliotecas e centros de pesquisa de Pernambuco como: Biblioteca do Iphan, Biblioteca da Fundarpe, Biblioteca Pública do Estado, Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural - Casa do Carnaval e Centro de Documentação e Memória do Paço do Frevo.

ALMEIDA, Magdalena (Org.). Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo: Memórias 2011-2014. - Recife: Secretaria de Cultura/Fundação de Cultura Cidade do Recife, 2014. 165 p.:il.

CARTILHA: 1º ENCONTRO DO PLANO INTEGRADO DE SALVAGUARDA DO FREVO

Este documento sintetiza os debates e encaminhamentos do 1º Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo, realizado na Superintendência do Iphan - PE, nos dias 28 e 29 de setembro de 2011. O encontro insere-se no contexto das ações de salvaguarda em torno deste bem cultural.

Em 2006, a Prefeitura da Cidade do Recife, juntamente com o Iphan, desenvolveu trabalho de inventário acerca do Frevo. Como uma das consequências deste trabalho, o bem foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, em 2007 - ano em que foi comemorado oficialmente o centenário do frevo. O registro traz como uma de suas demandas, uma maior aproximação entre o Estado e os detentores/produtores do bem, no sentido de facilitar as vias econômicas de sustentabilidade (sobretudo via editais) e, garantindo ainda, ampla divulgação para o Brasil e o Mundo, e a ampla participação social.

O presente encontro foi também fruto de uma parceria entre o Iphan e a Prefeitura da Cidade do Recife.

Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo

Durante o 1º Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo, estiveram presentes representantes de instituições do poder público, representantes de instituições ligadas ao frevo, bem como pessoas diretamente relacionadas com um ou mais aspectos da manifestação. Após a abertura do encontro, com falas das instituições envolvidas na Salvaguarda - Iphan, Prefeituras de Recife e Olinda (secretarias de Cultura) e Fundarpe - foi relatada, pelo Mestre Gil do Jongo, a experiência de formação e consolidação do Pontão de Cultura do Jongo do Sudeste (outro bem cultural reconhecido em nível federal), o que trouxe elementos relevantes para a reflexão sobre o fomento ao Comitê Gestor do Frevo.

Em seguida, passou-se a discutir, pormenorizadamente, o Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo, elaborado no contexto da instrução do processo de Registro. O que buscou-se com essa iniciativa foi garantir e iniciar a participação direta das instituições e pessoas vinculadas ao Frevo na elaboração e no aperfeiçoamento do Plano Integrado de Salvaguarda. Cabe frisar que o Plano de Salvaguarda, por ser resultado de uma iniciativa coletiva, participativa e democrática, está sujeito a acréscimos e alterações, à medida que novos atores se inserem nas discussões e no âmbito da Salvaguarda do Frevo. Portanto, o que se publica são as contribuições advindas do 1º Encontro; não consistem, pois, em versão definitiva do Plano de Salvaguarda.

A publicação está disponível para leitura na Biblioteca do Iphan, Biblioteca da Fundarpe, Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural - Casa do Carnaval e Centro de Documentação e Memória do Paço do Frevo.

ENCONTRO DO PLANO INTEGRADO DE SALVAGUARDA DO FREVO, 1: 28 e 29 de setembro de 2011. Recife: IPHAN; Prefeitura da Cidade do Recife, 2011.

CD-ROM: SALVAGUARDA DO FREVO: ACERVO DE PARTITURAS

O projeto de “Salvaguarda do Frevo: Acervo de Partituras” digitaliza 120 partituras de frevo, esta ação é parte de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan e a Prefeitura da Cidade do Recife por meio da Gerencia de Patrimônio Imaterial, entro de formação, Pesquisa e Memória Cultural – Casa do Carnaval e Laboratório de Conservação – LAC.

São partituras que agora estão disponíveis à população brasileira e podem ser socializadas a partir deste CD-ROM. Esse trabalho, de democratização da cultura, faz parte da política do Ministério da Cultura – MinC para os Planos de Salvaguarda. O frevo, como forma de expressão popular de Pernambuco, foi registrado em 09 de fereiro de 2007 em reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAN, realizado no Recife, na Igreja de São Pedro dos Clérigos. Desde então, o IPHAN-PE desenvolve projetos de salvaguarda que contribuem para a preservação dos bens intangíveis registrados.

As partituras dos Frevos de Rua, Bloco e Canção são variações de um gênero musical que faz parte da história da música popular brasileira, portanto podem e devem ser postas a disposição da população em geral geral garantindo a preservação do acervo. É com muito orgulho que o IPHAN-PE participa com a Prefeitura do Recife e a Gerência de Patrimônio Imaterial deste projeto.Viva o Frevo pernambucano!

Texto de Frederico Almeida Superintendente do IPHAN-PE (Publicado na introdução da publicação)

A publicação está disponível para leitura na Biblioteca do Iphan, Biblioteca da Fundarpe, Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural - Casa do Carnaval e Centro de Documentação e Memória do Paço do Frevo.

bottom of page